Lançamento do livro ‘SEXTA À TARDE – Existo! Logo, comunico!’

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os alunos de Técnicas de Comunicação 50.0, da Universidade Sénior de Ponta Delgada, desenvolveram um projeto que visa a divulgação da importância da vida ativa na terceira idade, através de diversos trabalhos elaborados no âmbito desta disciplina e que surge na compilação dum livro intitulado ‘Sextas à Tarde – Existo! Logo, Comunico!’. Algumas das temáticas abordadas neste são: ‘ser cota é fixe’, ‘solidariedade’, ‘qualidade de vida’, ‘pessoas que nos marcam’, ‘as rugas e eu’, ‘novos paradigmas’, ‘a nefasta solidão’, ‘aprendendo a envelhecer’, ‘aquelas cartas e postais de amor’, ‘escritos do baú’, ‘frases da vida’, ‘histórias da vida’, ‘naquele tempo’, ‘rimar à idade’, ‘viagens de uma vida’, ‘vida ativa, vida plena’, entre outras.

PORQUE HOJE É SEXTA …
E 50 anos é a idade mínima para se frequentar a disciplina de Técnicas de Comunicação 50.0… Nesta aula, que tem como lema ‘Vamos Ser Felizes!’, o grupo de inscritos propõe-se a desenvolver o ‘EU’ comunicador de cada um. Que numa primeira fase se deu com a explanação de conceitos teóricos e depois num plano mais prático, onde mais do que teorizar é proporcionar experiências…vivenciar as mais diversas oportunidades, onde se pode visitar os mais variados espaços culturais desta nossa ilha… com uma pitada de outros condimentos daqui e dali!

PORQUE HOJE É SEXTA … “SHIU! ESTAMOS EM VISITA!”
Alguns dos locais visitados foram: a RTP Açores; o Coliseu Micaelense; o Teatro Micaelense; o Palácio de Santana; o Museu Carlos Machado; o Centro Interpretativo do Ananás; o Museu Militar dos Açores; o Instituto Cultural de Ponta Delgada; a Sinagoga Sahar Hassamain; a Fundação Sousa d’Oliveira; o Clube Asas do Atlântico; Museu de Santa Maria; Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada.

PORQUE HOJE É SEXTA … “Vamos rir juntos!?”
Sim, sempre… Para atingir esta meta traçada, foram desenvolvidas diversas dinâmicas e estratégias, com as quais os amigos das sextas à tarde pudessem partilhar entre esta família momentos únicos e onde imperassem a solidariedade, a diversão, a amizade, a partilha, o respeito, entre tantos outros bons valores desta geração que tem tanto para compartilhar…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Vai um chazinho”!?
Um dos projetos implementados foi o ‘Chá com Conversa’ que permitiu, num ambiente externo e descontraído, fortalecer laços e conviver fora de portas e conhecer novos espaços citadinos. O ‘Chá com Conversa’ também serviu para celebrar a vida e marcar os aniversários dos alunos Técnicas de Comunicação 50.0.

PORQUE HOJE É SEXTA … “Reformado? Quem? Eu? Jamais!”
As aulas são um ímpeto e um louvar à bravura e sabedoria desta geração que preenche a sua reforma de uma forma muito dignificante e exemplar…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Existo! Logo, comunico!”
Estes comunicadores natos alimentam esta sua veia comunicadora com muita dedicação e entusiasmo! De um modo geral, os mesmos, com recurso à ardósia, molduras e outros materiais e dinâmicas propostas, saem do seu suposto ‘casulo’ onde a nossa sociedade julga que os mesmos habitam e, de todo, contrariam este mito, onde o pensar dentro de uma caixinha não faz parte do dinamismo e energia destes seres tão belos…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Com fé…”
E, como a vida nem sempre tem de ser levada a sério e o sentido de humor é uma premissa, foi possível viajarmos até à ilha de Gonçalo Velho, com o intuito de nos deleitarmos com a beleza da ilha, bem como de confraternizarmos com o Grupo Sénior deste local. Outra viagem feita, e com a fé como cerne, foi a excursão entre Lisboa e Santiago de Compostela, com o regresso até ao Porto, passando pelos locais mais religiosos dessas zonas.

PORQUE HOJE É SEXTA … “Juntos!”
Como as pessoas é que fazem toda a diferença e para que todos estes momentos vividos tenham tido a essência desta disciplina, é importante ’sermos felizes’; o mundo lá fora também foi uma chama viva no acompanhamento na vida externa dos inscritos nesta aula. Assim, nas festas de fim de ano, nas suas atuações, nas exposições, entre outros eventos, a comunicação esteve sempre patente e foi uma grande companheira! Pois os amigos devem sempre acompanhar-nos nos vários momentos da vida…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Luz! Som! Que comece o espetáculo!”
E como a vida é, por vezes, demasiado séria, nada como haver espaço para esta gente gira ‘alimentar o seu ego’ e oferecer ao mundo as ‘estrelas’ que têm dentro de si…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Hoje há festa? Boa!”
Esta é uma aula onde predominam as senhoras, e claro que os homens também têm o seu lugar. Como sempre, nos dias festivos, promove-se o diálogo sobre várias temáticas e das mais diversas formas…

PORQUE HOJE É SEXTA … “Obras da vida!”
Por fim, a sala normalmente está cheia… Repleta de afetos, de partilhas, de laços, de amizade, de estima e de camaradagem…completa pela beleza humana que aceitou viver este projeto de não se acomodar- e saudavelmente nutrir a sua energia e vitalidade todas as sextas à tarde com os amigos da comunicação! Gratos por tudo, continuaremos a criar as nossas ‘obras da vida’ e a trilhar a felicidade!

PORQUE HOJE É SEXTA À TARDE… EXISTO! Logo, Comunico… e o espírito desta ‘classe’ da amizade vai continuar a fazer acontecer PROJETOS que tenham como essência a valorização dos seniores e dos seres humanos que frequentam esta aula em concreto. Por exemplo, no novo ano letivo estaremos a partilhar com a sociedade um novo projeto literário: ‘Clube dos Laços’!

PORQUE MAIS SEXTAS VIRÃO… fique desse lado!

João Figueiredo

Share.

About Author

Pretendemos ser uma ponte entre os Açores e a diáspora açoriana e divulgar casos de sucesso e positivos, que sejam exemplos de iniciativas que acrescentam algo de inovador.

Comments are closed.