Clube Naval da Horta leva vela às escolas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Clube Naval da Horta (CNH) apresentou recentemente o projeto “Horizonte em Movimento”. Trata-se de uma iniciativa que decorre em parceria com a Escola Básica Integrada da Horta (EBI) e que pretende levar a vela à escola para que a mesma seja integrada no currículo dos alunos do 5º e 6º anos já no próximo ano letivo. 

Estão envolvidos nesta primeira fase do projeto 150 alunos e 7 professores. Duarte Araújo, Coordenador da Escola de Vela do CNH, é o mentor deste projeto.

De acordo com declarações ao Gabinete de Imprensa do CNH, “este é o momento de ligar esse conhecimento ancestral à necessidade de encontrar novos rumos para a economia local e regional, e ao mesmo tempo contribuir para a formação dos corpos e mentes das camadas mais jovens. É aí que entra o ensino da vela, inserido no programa escolar de desporto. Todos reconhecem no desporto da vela as vantagens que incute na construção dos jovens, o trabalho em equipa, a superação, o conhecimento de todas as variáveis marítimas e meteorológicas, a liderança, a confiança, a saúde, o respeito e a humildade”.

Duarte Araújo afirma que a parceria com a Escola Básica da Horta só é possível com a “proximidade física com a escola, praticamente porta com porta; o interesse do Departamento de Desporto, Comissão Executiva e Comissão Pedagógica, assente no reconhecimento do papel do ensino da Vela na estrutura de valores partilhada por ambas as instituições; e, por último, mas muito importante, a verdadeira realização do projeto Horta: Cidade-Mar.”

A EBI da Horta propôs-se ainda a integrar no seu sistema de ensino a atividade da vela para o 5º e 6º anos, estando a decorrer, neste momento, uma experiência com o 5º ano. Nesta primeira fase estão a ser transmitidos os conhecimentos básicos da navegação à vela e segurança no mar, de acordo com o previsto pelo Ministério da Educação no que toca ao programa curricular do ensino da vela, com 2 embarcações à vela Raquero.

O Horizonte em Movimento arrancou a 19 de maio e estende-se até hoje, dia 13 de junho. 

Fotos de José Macedo, Cristina Silveira e Duarte Araújo

Share.

About Author

Maria José silva, 35 anos, natural e residente na ilha do Faial. Fez a sua formação liceal na Escola Secundária da Horta e, mais tarde, formou-se em Línguas Aplicadas na Universidade Aberta.
Começou aos 17 anos a exercer funções de jornalista no vespertino Correio da Horta. Cinco anos mais tarde, foi contratada como chefe de redação no semanário Tribuna das Ilhas, até setembro de 2016, altura em que foi nomeada diretora do jornal. A 1 de maio de 2017 deixou de exercer funções naquele jornal.
Paralelamente à atividade jornalística, é docente na Casa de Infância de Santo António e formadora na área da Língua inglesa, atividade que desenvolve associada a diversas entidades.

Comments are closed.